Mas acontece que a jardinagem pode ser mais do que apenas um passatempo agradável. Além de ajudá-lo a se manter ativo, a jardinagem também provou ter benefícios para a saúde mental.
Annabelle explica como “aproximadamente 1 em cada 4 pessoas no Reino Unido sofrerá problemas de saúde mental a cada ano” e que “há fortes evidências destacando os benefícios para a saúde da jardinagem e ‘cultive sua própria’ em particular, incluindo maior confiança, comunicação, concentração e, finalmente, autoconfiança.”
Então, neste artigo, pensamos em explorar mais esse tópico, destacando alguns dos principais benefícios que a jardinagem tem para a saúde mental e como ela pode ajudá-lo a permanecer com os pés no chão e mais feliz durante esses tempos difíceis – e no futuro.
A jardinagem regular promove a atenção plena
A prática da atenção plena tem sido comprovada há muito tempo para ajudar a manter uma boa saúde mental.
E desde que a pandemia começou, fazer as coisas para permanecer propositalmente consciente tornou-se ainda mais importante para lidar com os tempos desafiadores em que vivemos atualmente.
Como a jardinagem promove a atenção plena?
Você alcança a atenção plena quando se concentra levemente em uma atividade que não é excessivamente desafiadora. Coisas como desenhar, meditar e se exercitar são maneiras comuns de conseguir isso.
No entanto, atividades de jardinagem, como podar arbustos, regar mudas e cuidar de mudas, são atividades que exigem esse tipo de foco leve – tornando a jardinagem uma ótima maneira de alcançar essa consciência pacífica também.
Na verdade, a jardinagem pode induzir uma espécie de transe meditativo – uma “meditação em movimento”, se você preferir. Isso porque oferece o equilíbrio perfeito de atividade pacífica que ajuda você a se manter presente sem ficar muito estressado ou focado demais.
E os benefícios são realmente poderosos. Como resultado de alcançar essa atenção regular, é menos provável que você se sinta sobrecarregado, estressado ou ruminando sobre as coisas mais estressantes que estão acontecendo em sua vida.
A jardinagem ajuda você a aprofundar os relacionamentos com seus entes queridos
Relacionamentos fortes e saudáveis são fundamentais para uma boa saúde mental . E enquanto a jardinagem sozinho traz muitos benefícios para a saúde, a pesquisa também mostra que passar tempo no jardim com um ente querido também pode melhorar seu relacionamento com eles. Ele pode fazer isso de várias maneiras.
Jardinagem promove conexão sem tela
Em primeiro lugar, a jardinagem oferece tempo de qualidade com seus entes queridos sem a presença de telas ou tecnologia. O tempo longe das telas promove conversas e conexões na vida real – ambos comprovadamente ajudam sua saúde mental.
Como as telas se tornaram um lugar ainda mais comum desde o início da pandemia, muitos de nós estão lidando com a fadiga da tela, e o tempo que passamos juntos está se tornando menos significativo e conectivo. Ao reservar tempo para se conectar com seus entes queridos ao ar livre – sem a presença da Netflix – você pode ajudar a combater sentimentos oprimidos, ao mesmo tempo em que alcança uma conexão significativa com as pessoas em sua vida.
A jardinagem ajuda você a criar algo especial com seus entes queridos
Em segundo lugar, jardinagem com seus entes queridos pode ajudá-lo a criar algo bonito juntos.
A criação de qualquer tipo, como desenhar ou escrever poesia, comprovadamente aumenta a auto-estima e a confiança. A jardinagem também é criativa, e criar uma bela exibição de flores, horta ou cerca viva recém-aparada com a ajuda de um ente querido pode ajudá-lo a alcançar um sentimento conjunto de realização que melhora seu relacionamento e sua auto-estima ao mesmo tempo.
Isso significa que passar um tempo juntos no jardim pode ajudá-lo a cultivar mais do que apenas um belo espaço ao ar livre. Você também construirá um senso de propósito conjunto, enriquecendo sua conexão um com o outro e melhorando sua saúde mental. Esta história sobre “construir uma rede verde na cidade” do RHS demonstra exatamente isso.
A jardinagem ajuda você a se conectar com a natureza
Vários estudos mostram que passar tempo na natureza ajuda a promover uma boa saúde mental. Mas isso não significa que você precisa fazer caminhadas ou acampar para se conectar com o ar livre.
Simplesmente passar o tempo no jardim é uma maneira perfeita de se conectar com a natureza regularmente. Ao estar ao ar livre e interagir com o solo e as plantas, você está se conectando fisicamente com a terra, o que é suficiente para ajudá-lo a aproveitar os benefícios curativos da natureza.
A relação entre passar tempo na natureza e saúde mental
Então, quais são os benefícios curativos da natureza? Os principais benefícios de passar tempo na natureza são:
- Criando sentimentos de calma e quietude
- Reduzindo sentimentos de raiva, medo e ansiedade
- Reduzindo os sinais físicos e emocionais de estresse
Na verdade, apenas olhar para imagens da natureza pode ajudá-lo a alcançar alguns desses benefícios! Mas, nada supera a conexão física com o solo, a sensação de ar fresco e os sons e cheiros do ar livre – então entre no jardim!
Outro benefício adicional de passar tempo na natureza é como isso pode contribuir para o seu bem-estar físico. Estar no jardim pode ajudar a reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e a tensão muscular , além de impedir a produção do hormônio do estresse, o cortisol.
Jardinagem promove alimentação saudável
Para muitos jardineiros, o cultivo de frutas e vegetais é a parte mais satisfatória da experiência de jardinagem. Afinal, não há nada mais gratificante do que comer alimentos que você mesmo cultivou!
Jardinagem com capanga
Então aí está! Apesar de já existirem tantos motivos para passear no jardim, é também uma forma fácil e agradável de manter e melhorar a sua saúde mental.
E não acredite apenas na nossa palavra – este artigo do RHS também destaca como a jardinagem é boa para o seu bem-estar geral do ponto de vista de um cientista.