O gás natural é uma fonte de energia relativamente segura, eficiente e conveniente, fornecendo calor para mais da metade das residências no Brasil e a capacidade de cozinhar alimentos, secar roupas e aquecer água.

 Mas se o seu gás natural for instalado ou mantido de forma inadequada, os vazamentos de gás natural podem se tornar um risco para a saúde e uma fonte de perigo em sua casa.

Existem também outras fontes potenciais de vapores venenosos em sua casa, incluindo fumaça de geradores de gás mal ventilados, fornos a gás e até garagens anexadas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças indicam que até 50.000 americanos visitam a sala de emergência anualmente devido ao envenenamento acidental por monóxido de carbono. 

Além dos riscos à saúde, os vazamentos de gás possuem potencial explosivo devido à natureza altamente inflamável dos vapores. Se você tem gás instalado em sua casa ou empresa ou está com gases dentro de casa que não consegue identificar, compilamos este guia para ajudá-lo a detectar e evitar vazamentos de gás natural.

Aumente a sua segurança com a nossa newsletter semanal

Inscreva-se para receber dicas sobre como proteger tudo (e todos) em sua casa, seja prevenindo acidentes, preparando-se para um desastre natural ou respondendo a uma emergência.

  • Detecção de vazamento de gás
  • Sinais e sintomas de um vazamento de gás
  • Como verificar se há vazamentos de gás
  • Detectores de monóxido de carbono
  • Como evitar vazamentos de gás
  • chamas de um fogão a gás

Como encontrar um vazamento de gás

Inscreva-se em nosso  canal no Youtube e saiba como proteger sua casa, seus entes queridos e seus pertences.

Sinais e sintomas de um vazamento de gás

Se você suspeitar de um vazamento de gás em sua casa, a primeira coisa que você deve fazer é desligar a luz piloto ou o medidor de gás e alertar sua empresa de gás ou autoridades. Como o gás é inodoro, os fornecedores adicionam um cheiro forte semelhante a ovos podres para alertar os ocupantes sobre o vapor perigoso e dar tempo para a evacuação antes que os sintomas se tornem insuportáveis.

Além de um cheiro forte de enxofre, existem alguns outros sinais de que você pode estar enfrentando um vazamento de gás .

  • Um som de assobio ou assobio
  • Bolhas, poeira ou uma “nuvem” em água parada
  • Danos visíveis a uma conexão de linha de gás
  • Plantas da casa que morrem de repente

Um dos primeiros avisos de vazamento de gás ou níveis perigosos de gás em casa podem ser sintomas associados ao envenenamento por monóxido de carbono. 3 Isso ocorre porque, à medida que o nível do gás aumenta, as taxas de oxigênio dentro do espaço caem. 

Animais de estimação, crianças, idosos e qualquer pessoa com asma podem estar entre os primeiros a sofrer de sintomas de envenenamento por monóxido de carbono . Níveis extremamente altos podem causar perda de consciência e, sem atenção médica imediata, até mesmo a morte.

  • Sino
  • Sintomas de exposição elevada ao monóxido de carbono
  • Dificuldades respiratórias ou dores no peito
  • Tontura ou tontura
  • Dor de cabeça
  • Irritação dos olhos ou garganta
  • Náusea ou apetite reduzido
  • Depressão, irritabilidade ou outras alterações de humor
  • Zumbido nos ouvidos
  • Sangramentos nasais frequentes

Como verificar se há um vazamento de gás

Na maioria dos casos, seu nariz liderará o caminho. Antes que o monóxido de carbono atinja níveis perigosos, você normalmente sentirá o odor associado ao vazamento de gás. Se você não tiver certeza, ainda é inteligente desligar a luz piloto do seu fogão a gás, forno a gás ou aquecedor de água a gás, abrir as janelas e tirar as pessoas que podem estar em perigo fora de perigo. 

Alerte as autoridades imediatamente e não tente entrar novamente na casa até que um profissional considere seguro.

Você pode confirmar ou desmascarar um possível vazamento de gás com as seguintes táticas:

Ouça um assobio ou ruído de assobio

Pare de se mover por um minuto e concentre-se no que você pode ouvir. Se você sabe onde fica a tubulação de gás, tente identificar se ela está emitindo algum tipo de ruído.

Nem sempre o gás está se movendo em um espaço confinado, portanto, não confie exclusivamente nesse som para determinar a presença de um vazamento.

Verifique o fogão a gás ou o topo do fogão a gás

Quando você liga o queimador, os fogões a gás emitem uma chama azul. Azul indica que há oxigênio suficiente no ar para o gás entrar em combustão. Chamas alaranjadas ou vermelhas, mesmo após o fogão ter sido aceso, significam problemas.

Faça o teste da água com sabão

Parece um conto da carochinha, mas misture uma solução concentrada de uma colher de chá de detergente com um copo de água. Aplique-o em qualquer lugar onde você suspeite de um vazamento, como uma conexão ou junção, e procure por bolhas que indiquem vazamento de gás.Use um detector de vazamento de gás natural

A maneira mais segura de encontrar um vazamento de gás é usar um detector de vazamento de gás natural . Existem muitas opções por aí, e você pode ler sobre nossas recomendações para os melhores detectores de vazamento de gás .