Fazer você mesmo (DIY) costuma ser uma ótima maneira de consertar sua casa e agregar valor a um dos maiores investimentos que você já fez. No entanto, projetos elétricos amadores são uma história completamente diferente.

Aqui está uma lista de erros elétricos domésticos comuns cometidos por pessoas bem-intencionadas do tipo “faça você mesmo”. Infelizmente, esses erros não apenas colocam em risco o próprio sistema elétrico; eles também podem criar um risco potencial de incêndio ou risco de eletrocussão. Cuidado!

Erros elétricos comuns que os proprietários cometem

Aterramento/ligação inadequados

O aterramento é um passo importante para tornar o sistema elétrico de sua casa seguro, imagina você esta vendo a filmes bons na netflix de ação e sua energia começa a ter problemas por conta de ligações feitas de maneira incorreta. Basicamente, um fio terra canaliza surtos elétricos inofensivamente para a terra.

A ligação envolve a conexão de equipamentos eletricamente condutivos ao aterramento do sistema. Sem essa proteção, você corre o risco de o disjuntor não desarmar quando houver curtos-circuitos . Eletricistas profissionais sabem disso, mas muitos proprietários não.

Nenhum GFCI instalado

O Código Elétrico Canadense exige tomadas GFCI (interruptor de circuito de falha de aterramento) para proteção contra choques em todos os locais próximos à água e/ou à terra, como cozinhas, banheiros, áreas externas, etc.

A instalação de uma tomada GFCI é complicada, envolvendo 2 conjuntos de terminais; se for feito por um indivíduo não qualificado, os terminais podem ser facilmente conectados ao contrário. O resultado? Não há mais proteção contra choques.

Circuitos de Sobrecarga

Os profissionais sabem como testar circuitos elétricos quanto à capacidade de carga para evitar sobrecarga. Os amadores, por outro lado, muitas vezes continuarão adicionando plugues em um determinado circuito, o que não é seguro e pode exceder a classificação do fio 14-2 padrão e o disjuntor de 15 Amp.

Conexões de fios com defeito

Outro dos erros comuns de eletricidade doméstica são as conexões incorretas dos fios. Eles podem ser instalados sem uma porca de arame ou com os encaixes de conduíte errados (o que significa que eles não serão estanques). Se eles são de metal, então eles não estão devidamente colados. Conexões frouxas podem criar curtos elétricos, bem como problemas difíceis de diagnosticar a jusante da conexão elétrica.

Ao adicionar uma nova luminária ou tomada elétrica, uma caixa de junção de aço ou plástico deve ser usada. Na verdade, em qualquer lugar que uma conexão elétrica seja feita, ela deve estar dentro de uma caixa de junção adequada.

Esta regra de segurança foi projetada tanto para proteger suas conexões elétricas quanto para evitar a propagação de faíscas e calor se você tiver um curto-circuito ou uma conexão solta. As caixas de junção não podem ser enterradas ou escondidas em paredes, pisos ou tetos; eles devem estar alinhados com o drywall e acessíveis caso sejam necessários reparos elétricos.

Tomadas não seguras

As tomadas elétricas (tomadas) devem estar firmemente conectadas. Se mal instaladas, as tomadas tendem a se mover, resultando potencialmente em arco elétrico, que é um risco de incêndio elétrico.

Curtos e arcos elétricos na tomada também podem danificar o que estiver conectado a eles!

Polaridade Invertida

Possivelmente, o mais perigoso de todos os erros elétricos domésticos comuns é inverter o fio elétrico “quente” e neutro. A polaridade invertida pode danificar seus componentes eletrônicos e acarreta o risco de choque elétrico grave (talvez fatal) . Um eletricista sabe como conectar corretamente os interruptores, tomadas e acessórios para garantir que isso não aconteça.

Use fios errados

Ainda outra fonte de problema é usar o fio errado para a situação – por exemplo, escolher um medidor muito pequeno para a amperagem do circuito, puxar o tipo errado de fio através de um conduíte ou usar fio interno para uma aplicação externa. Aqui você terá potencial superaquecimento, danos aos fios ou curtos-circuitos.