Aprenda os segredos para manter os tapetes com aparência de novos.
Apesar da grande variedade de produtos de pisos residenciais agora disponíveis – laminado, bambu, azulejo, vinil, madeira, pedra e cortiça – o carpete continua extremamente popular. De fato, a indústria de tapetes representa cerca de 51% do mercado total de pisos, que gerou mais de R$ 10 bilhões em receita somente em 2022.
Uma razão pela qual as pessoas adoram carpetes – além de seu calor e suavidade – é que ele requer menos manutenção e manutenção do que pisos de superfície dura. A aspiração frequente e uma limpeza profunda ocasional são normalmente tudo o que é necessário para manter o carpete com aparência de novo e fresco.
No entanto, apesar de seus melhores esforços, mais cedo ou mais tarde seu tapete se tornará vítima de derramamentos, respingos, acidentes bagunçados e tudo o que você encontrar na sola dos sapatos. Para saber como os profissionais de carpetes lidam com esses problemas.
Dica profissional 1: apague as manchas, não as esfregue!
Quando uma mancha ou derramamento ocorrer pela primeira vez, resista ao desejo de começar a esfregar imediatamente. Isso só vai levar a mancha para o tapete. Em vez disso, enxugue suavemente as manchas com uma solução de limpeza e um pano limpo, papel toalha ou esponja.
“A chave é fazer pressão. É importante colocar uma pequena pressão sobre a mancha, para que você possa absorvê-la”. “Esfregar faz com que as partículas sejam moídas nas fibras, o que pode levar à quebra prematura dessas fibras”.
E sempre seque da borda externa da mancha para dentro em direção ao centro; borrar para fora pode espalhar ainda mais a mancha pelo carpete.
Dica profissional 2: Club Soda e vinagre são seus amigos
Você já deve ter ouvido falar que pode usar club soda para remover manchas de cerveja e vinho do carpete, o que é verdade – se você o usar corretamente.
Primeiro, despeje o club soda em um pano limpo e seque a mancha. Se a mancha parecer mais clara, repita com mais club soda. Se isso não funcionar, misture uma proporção de um para um de vinagre branco e água e despeje em um borrifador portátil . “Borrife a solução na área manchada e espere 10 ou 15 minutos para que ela seja absorvida. Em seguida, pressione uma esponja limpa e seca na área saturada para absorver a solução de limpeza e a mancha diluída também”. Repita esse processo, se necessário, até que toda a mancha desapareça.
MAIS DICAS DE LIMPEZA PROFISSIONAL
“Depois de remover a mancha, lave o local com água morna e limpa. Use a mão para escovar os fios do tapete em sua direção natural. Por fim, coloque várias toalhas de papel branco sobre a área e pendure-as com algo pesado, como uma lista telefônica”.
As toalhas absorverão a umidade do tapete; deixe-os no lugar até que o tapete esteja seco, geralmente cerca de um dia.
Dica profissional 3: experimente o creme de barbear
O melhor limpador de carpete para manchas em geral é – acredite ou não – creme de barbear comum . “Ele removerá quase todo tipo de mancha. Aplique o creme de barbear diretamente na mancha e deixe agir por cerca de 30 minutos”. Depois que o creme de barbear endurecer, seque-o com um pano branco seco.
Termine pulverizando a área com uma mistura 50/50 de vinagre branco e água e, em seguida, limpe a solução com um pano.
Excelente dica, informa Pedro, que trabalha com criação de sites em São Paulo – SP.
Dica profissional 4: sabonete para louça corta a graxa
Derramamentos gordurosos são alguns dos mais difíceis de remover do carpete, mas, novamente, o segredo é usar o produto e a técnica adequados: coloque algumas gotas de detergente para graxa, em um copo de água morna. Misture delicadamente a solução para dissolver o sabão.
“Despeje a solução em um borrifador e molhe a mancha gordurosa”. “Então seque com um pano branco ou toalhas de papel.” Dependendo do tamanho e da idade da mancha, pode ser necessário repetir esse tratamento várias vezes.
Dica profissional 5: Congele a goma de mascar
Aqui está um cenário muito familiar: você pisa chiclete na rua, mas não percebe até rastrear aquela bagunça nojenta e pegajosa na casa e no carpete. O truque para remover chicletes do carpete pode ser encontrado em seu freezer.
“Pegue alguns cubos de gelo e pressione-os contra o chiclete por 30 a 45 segundos”. Quando o chiclete estiver congelado, use uma colher para levantar a bola e, em seguida, use uma tesoura ou uma faca afiada para cortar os fios do tapete o mais próximo possível do chiclete. Se você cortar apenas uma pequena quantidade de carpete, a mancha será indetectável.
Dica profissional 6: cera endurecida pelo calor
Queimar velas em casa pode fazer com que a cera pingue no carpete, onde ela endurece rapidamente e fica embebida nas fibras. Recomendamos aquecer a cera de volta a um estado semilíquido para removê-la. Coloque um pano branco sobre um ferro de passar roupas quente (use a configuração “sem vapor”). Em seguida, coloque o ferro em cima da cera até que ela derreta. Raspe a cera amolecida com uma faca de manteiga ou um pente.
Dica profissional 7: Peróxido de hidrogênio para o resgate
Poucas manchas de carpete são tão óbvias ou desagradáveis quanto o sangue. Mas sofrer um corte de papel no dedo e ficar com algumas gotas no tapete não significa que sua peluda está permanentemente manchada. ” O peróxido de hidrogênio vai sair sangue durante todo o dia”. Primeiro, solte o sangue seco com água misturada com um detergente suave. Em seguida, use uma faca de manteiga para raspar o máximo de sangue possível das fibras.
HISTÓRIA RELACIONADA
A história confusa do aspirador de pó
Para remover qualquer sangue residual, aplique peróxido de hidrogênio com força total diretamente na mancha. A solução começará imediatamente a espumar e borbulhar quando entrar em contato com o sangue, então não se surpreenda. Aguarde alguns minutos e, em seguida, seque o peróxido de hidrogênio e o sangue restante com um pano de algodão branco ou toalhas de papel.
Dica profissional 8: penteie os doces esmagados
Se você tem crianças em casa, mais cedo ou mais tarde você vai acabar com o doce preso no tapete. “Primeiro tente raspar o doce com uma faca de manteiga”. Em seguida, molhe a área com uma esponja embebida em água misturada com sabão neutro. “É importante tirar todo o açúcar, caso contrário, aquela mancha no tapete atrairá sujeira e detritos com mais facilidade do que a área ao redor”.
Depois que o doce for removido, seque o local com um pano de algodão ou toalhas de papel.
Dica profissional 9: limpe os acidentes com animais de estimação organicamente
Se você mora com animais de estimação, é apenas uma questão de tempo até que um deles tenha um acidente no tapete. Preferimos usar produtos de limpeza orgânicos, em vez de produtos químicos cáusticos. Pulverize o limpador diretamente sobre a mancha. “Você provavelmente terá que esfregar um pouco para remover todas as manchas e odores”, “mas depois limpe o limpador com um pano branco ou toalhas de papel”. Observe que esses limpadores não tóxicos também podem ser usados para remover outros tipos de manchas, incluindo café e molhos.
Dica profissional 10: limpe profundamente regularmente
A melhor maneira de manter o carpete com aparência fresca e nova é limpá-lo regularmente usando um limpador a vapor . A limpeza a vapor envolve o uso de uma solução de limpeza sob pressão injetada profundamente no carpete por meio de bicos de jato de água. E a máquina também extrairá a solução de limpeza junto com a sujeira e os detritos do carpete.
A água quente e o vapor penetram nas fibras do carpete até o suporte para soltar qualquer sujeira, poeira ou depósitos gordurosos. “O resultado é que seu carpete ficará mais limpo do que nunca”. Recomendamos que uma família de quatro pessoas limpe profundamente seu carpete a cada seis meses.