Cortinas Nem Sempre Precisam Combinar

Ao tomar decisões de decoração para sua casa, em vez de se perguntar: “Como é isso?” Você já se perguntou: “Como isso me faz sentir ?” Quando a artista Sarah Steiber começou a decorar sua casa em San Diego , sua intenção era criar um espaço que refletisse sua personalidade e sua própria arte original. Usando palavras como “alegre” e “peculiar” para descrever sua arte e estética pessoal, ela queria criar uma atmosfera que evocasse essas mesmas expressões vibrantes. Em uma missão para criar exuberância em seu entorno, ela e seu marido, Chris, não se preocupavam se as coisas combinavam ou se os padrões se chocavam.Priorizar a vibração de seu espaço levou Steiber a algumas ideias de decoração exclusivas, principalmente com cortinas e outros tecidos, e sua sala de estar é onde uma dessas dicas de decoração, usar cortinas ombré incompatíveis, realmente brilha.

A fim de criar a sensação divertida e alegre que ela estava procurando para sua casa , Steiber sabia que precisaria empilhar os tons brilhantes e saturados. “Trazer cor para o nosso espaço era uma prioridade para mim que comecei a pintar o mural da sala antes mesmo de desfazer as malas!” ela lembra em seu tour pela casa . Se você, como Steiber, está ansioso para injetar um pouco de alegria, diversão e energia em sua casa, adicionar cores fortes pode ser um ótimo lugar para começar. No entanto, se você não é um artista e não pode pintar seus próprios murais de parede, não se preocupe. A casa de Steiber está cheia de outras ideias inspiradas no arco-íris que não exigem habilidades artísticas. Caso em questão: as cortinas de cores primárias acima mencionadas, incompatíveis, que criam um efeito ombré em sua sala de estar.

“Sou uma colorista de coração… Anos pintando com uma paleta de 30 cores de tinta de cada vez me impossibilitam de escolher apenas uma”, diz ela, e ela não o fez, mesmo com tecidos que convencionalmente tendem a estar combinando! Especificamente, cada uma das três janelas em sua sala de estar é vestida com um conjunto diferente de cortinas de cores vivas e tons quentes: amarelo, laranja e vermelho. Essa escolha criativa adiciona muito mais cor (e, portanto, mais alegria!) à sala de estar com tema de arco-íris, mas como o tipo de painel da cortina (ou seja, a textura, o material, o estilo) permanece constante, a aparência geral não acaba parecendo muito eclético. 

Mesmo que o maximalismo não seja o seu estilo, você ainda pode implementar essa ideia em sua casa escolhendo tons pastel para uma aparência mais suave, mas ainda de alto impacto e multicolorida. Eu pude ver essa ideia funcionando bem em um quarto de criança ou berçário, especialmente com tons pastel em particular. Outra coisa a considerar é como a mudança do tecido da cortina pode influenciar na estética geral desse tipo de instalação; a escolha de transparências em tons de arco-íris resultaria em uma versão iluminada da sala de estar saturada de Steiber. Você também pode tentar essa ideia para cobrir portas de correr de vidro, com os painéis de arco-íris pendurados lado a lado para criar uma progressão real do ROYGBIV à noite ou quando você não quer que o sol entre.

Se você ainda está se sentindo um pouco sobrecarregado com a perspectiva de adicionar tanta cor ao seu espaço, considere este pensamento da própria Steiber: “Acredito que a profundidade e a riqueza de um espaço derivam de várias cores dançando juntas, e é absolutamente possível para criar uma sinfonia de cores e ainda fazê-la parecer coesa!” ela diz.