Na hora de colocar a empresa no mundo digital várias dúvidas aparecem e que deixam o empreendedor bastante confuso: afinal de contas, criar site, mídias sociais ou aplicativo, qual eu preciso para o meu negócio?

Então, não existe uma resposta certa sobre o que a sua empresa precisa, pois a realidade é que depende muito do tipo de negócio e do seu nicho. Isso porque, muitas vezes, não faz sentido ter um aplicativo, por exemplo. 

Em todo caso, para ajudar, aqui vamos explicar sobre cada um, apontando quando é necessário a criação deles. Confira abaixo!

Criar um site, mídias sociais ou aplicativo?

As empresas precisam estar no mundo digital e essa é uma realidade que os negócios devem encarar de frente. Ora, as pessoas estão cada vez mais conectadas e muitas delas decidem pela compra através da internet.

Assim, você precisa saber qual canal utilizar para chegar até o seu público e gerar os resultados. Logo, aí nasce a dúvida: criar um site, redes sociais ou aplicativo? Vamos entender cada um!

Criar um Site

Dentre todos os canais digitais existentes hoje para as empresas utilizarem o site é o mais importante e obrigatório. É isso mesmo que você leu: o seu negócio precisa criar um site institucional ou loja virtual!

Existem vantagens que só quem aposta em criar um site pode trazer para a marca, como:

  • Visibilidade – negócios bem-sucedidos têm sites e uma das razões para isso é a visibilidade. Uma página na internet expõe o seu produto e serviço para um público amplo;
  • Credibilidade – qualquer empresa pode ter uma conta nas redes sociais, mas  criar um site transmite credibilidade e fortalece a imagem do seu negócio;
  • Aumenta as vendas – com visibilidade e credibilidade é possível aumentar as vendas, mesmo que elas não aconteçam pela internet.

Mídias sociais

Apesar de não ser obrigatório, faz muita diferença para as empresas estarem presentes nas redes sociais, pois no Brasil existem mais de 171 milhões de usuários ativos nela.

Sendo assim, as mídias sociais trazem vantagens muito interessantes, como:

  • Aproxima o público da sua empresa;
  • Fideliza os clientes;
  • É um excelente canal para distribuir conteúdos e atrair pessoas para o seu site;
  • Funciona como uma vitrine dos seus produtos e serviços.

Aplicativo

Criar um site, mídias sociais ou aplicativo? Talvez o que menos seja necessário no mundo digital é a criação de um aplicativo. Isso não quer dizer que eles não possam ser úteis.

No entanto, apenas alguns mercados específicos requerem uma interação constante com o público alvo. Logo, se você trabalha com produtos e serviços que não demandam uma atenção contínua, não há necessidade de um aplicativo.

As empresas que trabalham com produtos que os clientes buscam várias e várias vezes, com certeza conseguem expandir seus resultados com um app, pois essa ferramenta traz comodidade e mais facilmente para as transações. 

Dito isso, é interessante considerar o comportamento do público, bem como o seu nicho para decidir se vale a pena ou não criar um aplicativo.

Ao decidir entre criar um site, explorar mídias sociais ou desenvolver um aplicativo para impulsionar o seu negócio, é crucial considerar os objetivos específicos da sua empresa. Um site oferece uma presença online estável e acessível, enquanto as mídias sociais ampliam o alcance e facilitam o engajamento com o público.

Já um aplicativo proporciona uma experiência mais personalizada para os usuários. Por exemplo, se a sua empresa está no ramo estético, como clínicas de dermatologia, pode ser vantajoso investir em um site atraente para apresentar os serviços, bem como explorar mídias sociais para compartilhar informações relevantes sobre cuidados com a pele.

No entanto, se você oferece procedimentos específicos, como aplicação de toxina botulínica, um aplicativo pode ser uma escolha estratégica para agendamentos e acompanhamento pós-tratamento. Além disso, ao considerar a palavra exata “toxina botulínica valor“, é essencial integrar estratégias de marketing digital para destacar a qualidade e o custo-benefício dos serviços oferecidos em seu negócio estético.

Conclusão

Entre criar um site, mídias sociais ou aplicativo, o mais importante e obrigatório é criar um site, seguido pelas redes sociais e depois do app, a depender do tipo de empresa.

Caso faça sentido ter todos, é essencial fortalecer as estratégias entre eles para que trabalhem em conjunto e gerem resultados para o seu negócio.